Você sofre de uma “ansiedade generalizada”?
O que é ansiedade?
A ansiedade é o sentimento que acompanha uma noção geral de perigo; ela nos adverte que há algo a ser temido. Ao mesmo tempo, a ansiedade alimenta o planejamento das atitudes, buscando saídas, alternativas e ensaiando ações para enfrentar ou fugir do perigo. Sua avaliação depende de como esse indivíduo entende sobre o que possivelmente representa o perigo. A boa ansiedade é proporcional às dificuldades, e promove esse enfrentamento saudável. A má ansiedade é desproporcional à dificuldade e, até mesmo, improdutiva diante das dificuldades, inutilizando outros sentidos que possuímos em função de nossas defesas, criando uma interpretação catastrófica sem a devida certeza de fatos conscientes e concretos.
Teste sua ansiedade:
Responda V (verdadeiro) e F (falso)
1. Nos últimos seis meses, pelo menos, venho experimentando preocupações e ansiedades excessivas em diversas atividades (como atividade profissional ou doméstica).
2. Estou tendo dificuldade em controlar essa preocupação.
3. Essa preocupação é acompanhada de 3 ou mais dos sintomas abaixo:
• inquietação ou sensação de estar com “os nervos à flor da pele”.
• cansaço, fadiga.
• dificuldade em concentrar-se, sensações de “branco” na cabeça.
• irritabilidade maior que o habitual.
• tensão muscular (ombros, nuca, costas, braços, etc. )
• dificuldades com o sono (dificuldade em adormecer, ou manter o sono, ou sono “agitado”, ou insatisfatório)
4. A preocupação, a ansiedade ou os sintomas físicos estão causando sofrimento ou prejuízo em minha vida pessoal (social, profissional, etc.)
Avaliação do teste:
Se você respondeu Verdadeiro a maioria dessas afirmações, convém procurar um Psicoterapeuta. Esses sintomas definem o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Generalizada, e esse transtorno pode ser causado por uma série de fatores, inclusive doenças orgânicas.
Michel Barabani
Psicanalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário